04/06/12, 14:17
Sem água, famílias denunciam:presos na Irmão Guido estão como "porcos.
Um problema na bomba que
retira a água de um poço que abastece a penitenciária Irmão Guido já
deixa detentos e agentes penitenciários sem água há pelo menos 15 dias.
As famílias dos presos procuram a Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí
para denunciar o descaso. Segundo a irmã de um dos detentos do pavilhão
A, eles estão como "porcos".
"Nos
ligaram de lá para informar que nós deveríamos levar água mineral para
eles. Eles estão parecendo porcos, sem banho, com sede e não sabemos em
que condições estão se alimentando porque um carro-pipa vai lá abastecer
só a cozinha, mas não tem dia certo", declarou a mulher, que prefere
não se identificar.
Segundo
o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Lúcio Tadeu, a
ordem foi informada que havia um problema na bomba e que carros-pipa
estariam abastecendo temporariamente, até que a questão seja resolvida.
A Secretaria de Justiça responde:
De
acordo com a Secretaria de Justiça, através do diretor de presídios,
capitão Ancelmo Portela, o abastecimento está sendo feito normalmente
por carros pipa. “Nenhum preso está sendo prejudicado, todos estão tendo
água e já foi dada início a nova perfuração de poço”, declarou capitão
Ancelmo através da Assessoria de Comunicação.