PÁGINA INICIAL

terça-feira, 23 de abril de 2013


Sindicato ajuiza ação para Estado retirar 150 presos de delegacias

Estado comunicou que não tem condições de transferir os presos das delegacias para os presídios.

O Governo do Estado não vai retirar os 150 presos das delegacias em Teresina como ordenou decisão judicial. A informação foi confirmada hoje (23) pelo juiz da 2ª Vara Criminal, José Vidal de Freitas Filho. 


A Secretaria Estadual de Justiça enviou documento ao juiz José Vidal comunicando que o Estado não tem condições de fazer a transferências de presos por falta de vagas nos presídios. Em fevereiro, o juiz concedeu liminar dando um prazo de 30 dias para a Secretaria de Justiça retirar os presos dos DPs e 60 dias para apresentar um plano de acomodações de novos detentos nos presídios. 

Diante do não cumprimento da decisão, o Sindicato dos Delegados do Piauí, autor da ação junto com o Ministério Público, ingressou com nova representação judicial contra o governo.  



O juiz José Vidal classificou a situação como “gravíssima” e informou que vai analisar o pedido do Sindicato como também as argumentações da Secretaria de Justiça. 

“O governo alega que não tem vagas nos presídios para abrigar os presos e apresenta um cronograma de trabalho”, informou o juiz.

Aumentar as transferências

Por semana, uma média de 20 a 30 presos são transferidos de delegacias em Teresina para os presídios. O delegado Tiago Dias, presidente do Sindicato dos Delegados, informou que o pedido da entidade é que o governo aumente  para 40 presos semanais.


“Não defendemos decisões drásticas. O que queremos são ações gradativas, pois percebemos que a Secretaria não tem um plano para os próximos seis meses, 1, 2 3 anos para a retirada dos presos”, afirmou Tiago Dias.

De acordo com o delegado somente a justiça poderá forçar o governo a transferir os presos.  

Segundo o sindicato, os DPs mais críticos são
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...