PÁGINA INICIAL

terça-feira, 30 de abril de 2013


Drogas em Parnaíba: indo além da velha discussão


Há quem busque a vida da forma dita mais “normal” e outros freneticamente a procura de longas e duradouras curtições. As drogas vêm ganhando espaços quase irreversíveis em todas as classes sócias e eu, você e o mesmo de sempre, o mesmo Estado, o mesmo poder público temos que nos responsabilizar.
Visualizando as drogas em 3 (três) circuitos de nossa sociedade contemporânea (o das substâncias ilícitas, o das lícitas de uso recreacional e o das lícitas de uso terapêutico), percebe-se como as drogas precisam de políticas públicas urgentes para a resolução de seus martírios causados dentro da sociedade atual (PSTU).
Não é mais uma ferramenta de uso de favelados que são criminalizados a todo o momento pelo poder público e a mídia burguesa. Os ricos abusam dessas “regalias”, mas nunca protagonista dessa criminalização, somente coadjuvantes.
Não é (ou não deveria ser) mais uma pauta de debate onde impulsivamente surjam posicionamentos de “Sou contra a legalização da maconha” ou seus destemidos “A favor e legalize já”!
Em Parnaíba/PI, o tráfico de drogas é um “problemão” e se faz presente e ativo em vários portais, inúmeras notícias e poucas posições. Ganhou ares grandiosos (Ares moralistas) e pouca discussão política, colocando os jovens e adolescentes em uma perigosa zona de risco. O tráfico de drogas interliga-se com a violência em uma perfeita sincronia, onde dificilmente, com essas minhas poucas palavras questionadas conseguirão controlar/mudar. Tudo está virando um caos, pessoas morrendo e a “violência lucrando” diariamente.
É isso que queremos para nossos jovens? Para nossos cidadãos?
Precisa-se discutir a relação direta da violência com o tráfico de drogas e sua grande influência nos problemas sociais existentes. Questionar e analisar como o poder público pode atuar para que essa discussão não vire a mesma, monótona e velha, opinião moralista de que drogas é “coisa de vagabundo”, “coisa de favelado” e que “usam por que querem”! Assegurar que a higienização social, através da ação da polícia como resolução de toda essa problemática, é só mais uma falácia, só mais repressão, nada de concreto e de melhoria se consegue.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...