OAB-PI pede o afastamento de delegado comandante do Greco
Menandro Pedro é acusado de impedir o trabalho dos advogados após prisão ocorrida na semana passada.
A seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) promoveu representação contra o delegado Menandro Pedro, presidente do Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco). A entidade o acusa de ter impedido o acesso de advogados a seus clientes após prisão na semana passada e pediu seu afastamento do cargo.
Representantes da OAB reunidos com James Guerra
Os presidentes da OAB-PI, Willian Guimarães, e da da Comissão de Defesa das Prerrogativas da entidade, Antonio Sarmento, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (4) com o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, para ingressar com a representação por suposto abuso de autoridade. O mesmo foi feito no âmbito criminal na Procuradoria Geral de Justiça. A Ordem ainda pretende conversar com o secretário estadual de segurança, Robert Rios.
A reclamação diz respeito a prisão de seis pessoas em flagrante no dia 27 de agosto, data na qual o Greco prendeu suspeitos de explosões de agências bancárias no interior do Piauí. De acordo com a OAB-PI, Menandro Pedro proibiu o acesso de advogados aos presos mesmo após a chegada da comissão de prerrogativas, tratando a todos de forma grosseira.
“É inadmissível que alguém sem equilíbrio esteja à frente de um órgão tão importante da Polícia Civil. O tratamento dispensado aos advogados lá presente fere todas as instâncias da educação, das prerrogativas dos advogados, da decência. Fomos agredidos”, declarou Sarmento.
Menandro Pedro
Willian Guimarães endossou a queixa. “Tudo que é feito na presença de um advogado apenas legitima as ações da polícia. Embora seja um caso isolado, não podemos conviver com algo desse tipo”.
O Cidadeverde.com tentou contato com os delegados Menandro Pedro e James Guerra, mas não obteve sucesso.