PÁGINA INICIAL

terça-feira, 10 de setembro de 2013


Idosa de 108 anos é submetida a cirurgia no HGV e passa bem

A idosa Maria do Livramento, de 108 anos, passa bem após ter sido submetida a uma cirurgia ortopédica no Hospital Getúlio Vargas na última segunda-feira (9). Ela sofreu uma queda na própria residência onde mora, em José de Freitas, e fraturou o fêmur em dois lugares. 


O médico responsável pelo procedimento, o ortopedista Wilson Rodrigues, explica que Maria está internada na Unidade de Terapia Intensiva do HGV por causa da idade, mas a cirurgia foi bem sucedida e a paciente deve receber alta em dois dias. “Ela fraturou o fêmur próximo à bacia, onde colocamos uma prótese parcial, e também perto do joelho, onde fixamos uma placa bloqueada. Ela tinha um quadro de osteoporose até por causa da idade, e está na UTI por precaução, mas está bem”, descreve. 

Maria teve uma queda de mesma altura, ou seja, se desequilibrou e caiu. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, quedas acontecem todos os anos, acometendo uma em cada três pessoas com mais de 65 anos. Geralmente, as fraturas relacionadas a quedas em idosos acontecem na pélvis, quadril, espinha, braços, mãos e tornozelos. 90% das fraturas são causadas pela queda. O ortopedista afirma que quanto mais velho, maior a chance de cair. Alguns idosos apresentam episódios recorrentes de queda. Assim, em um idoso que cai, o risco de cair novamente nos seis meses seguintes chega a 67%. As quedas são frequentes nos idosos de uma forma geral, com um predomínio entre as mulheres, quando comparadas aos homens, de mesma idade, diz o ortopedista Wilson Rodrigues.

O especialista ressalta que o importante para os idosos acometidos por algum tipo de trauma é o retorno da independência, encorajando-os nas atividades da vida diária, o retorno da autoestima, proporcionando melhor qualidade de vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...